Consultoria
Estudos de Previsão para a área da Energia
Prestamos serviços de previsão para o setor de energia, apoiando as empresas na otimização da sua participação no mercado de eletricidade, na gestão operacional das redes elétricas e no planeamento das ações de operação e manutenção.

Os estudos de previsão têm como principal objetivo apoiar os nossos clientes na tomada de decisões, incluindo a definição da oferta ao mercado de eletricidade, a gestão operacional da rede elétrica e o planeamento das ações de operação e manutenção. Conhecer antecipadamente a produção e a evolução da potência, os preços de eletricidade, e as condições meteorológicas, permitirá aos gestores tomar melhores decisões e responder com maior rapidez aos desafios do setor.
Equipa
Estamos Prontos Para o Ajudar Em Todas as Situações
João Sousa Líder de Equipa
João Sousa
João Rocha
João Gouveia
Joana Pinto
João Sousa Líder de Equipa
João Sousa
Áreas de Especialização: Modelos e Técnicas de Previsão e Otimização, Ciência de Dados, Engenharia de Dados e Sistemas de Informática Industrial.

Consultor e Engenheiro Eletrotécnico Sénior, Diretor da área de Serviços de Previsão do INEGI desde 2018, detém mais de 15 anos de experiência de trabalho na área da gestão de estudos e projetos e prestação de serviços de previsão para empresas nacionais, multinacionais e estrangeiras. É admnistrador da Prewind Brasil, sociedade detida pelo INEGI para a prestação de serviços de previsão no Brasil e na América Latina.

• Licenciado (Pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
• Mestrado (Pré-Bolonha) em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
João Rocha
Áreas de Especialização: Modelos e Técnicas de Previsão e Otimização, Estatística, Ciência de Dados

Consultor Júnior no INEGI desde 2019. As suas áreas de trabalho envolvem o tratamento estatístico de dados, previsão de Séries Temporais e aplicação de Inteligência Artificial na área da previsão de geração de eletricidade e dos preços de eletricidade. É ex-participante das Olimpíadas Internacionais de Informática, com passagem pelo programa de estudos Master of Science in Mathematics da Universidade de Bonn, na Alemanha.

• Licenciado em Matemática pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)
• Mestrando em Matemática na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP)
João Gouveia
Áreas de Especialização: Engenharia Informática, Programação, Web Design e Bases de Dados

Técnico Superior Auxiliar do INEGI desde 2018. Responsável pelo desenvolvimento e manutenção das plataformas de comunicação de dados de previsão e das suas bases de dados. Criador das plataformas de demonstração e sua operacionalização.

• Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Joana Pinto
Áreas de Especialização: Gestão de estudos e projetos, gestão e melhoria de processos financeiros e operacionais; Qualidade: acreditação, certificação e auditorias da qualidade.

Consultora Sénior na área da gestão de processos e projetos no INEGI desde 2001. Detém mais de 18 anos de experiência de trabalho na área da gestão de estudos e projetos, e prestação de serviços de consultoria para empresas nacionais, multinacionais e estrangeiras que atuam no mercado das energias renováveis.

• Licenciada (Pré-Bolonha) em Ciências do Ambiente pela Universidade Moderna de Lisboa (UML)
Clientes
Fale Connosco.
Entre em contacto e esclareça todas as suas questões.