Consultoria
Tecnologias de Produção
Partilhamos com as empresas os seus desafios de competitividade, através de uma oferta de consultoria especializada em tecnologias da produção.

Respondemos às suas necessidades através de um conjunto de serviços, que cobrem desde a assessoria técnica para a resolução de problemas específicos, passando pela otimização dos processos de fabrico até ao desenho de uma estratégia tecnológica.

Equipa
Estamos Prontos Para o Ajudar Em Todas as Situações
Catarina Cardão Líder de Equipa
Catarina Cardão
Nuno Correia
Nuno Correia
António Baptista
António Baptista
Gisela Santos
Gisela Santos
João Paulo Pereira
João Paulo Pereira
José Bessa Pacheco
José Bessa Pacheco
Ana Reis
Ana Reis
José Oliveira
José Oliveira
Pedro Mimoso
Pedro Mimoso
Ricardo Paiva
Ricardo Paiva
Pedro Moreira
Pedro Moreira
Paulo Tavares
Paulo Tavares
Catarina Cardão Líder de Equipa
Catarina Cardão
Área de especialização: Planeamento Estratégico, Desenvolvimento de Negócio e Estudo de Mercado

Líder da equipa de Desenvolvimento de Negócio do INEGI, é responsável pelo planeamento estratégico e gestão da mudança.
Detém experiência em ações estruturantes de reorganização interna e na análise de mercados em empresa multinacional de referência no setor das embalagens, onde se focou em tendências e oportunidades de mercado, orientação estratégica e avaliação para lançamento de nova oferta. Durante o percurso na indústria foi ainda responsável pela consultoria técnica de vendas abrangendo todo o Reino Unido em empresa direcionada à indústria dos recursos naturais.

• Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP)
Nuno Correia
Nuno Correia
Áreas de Especialização: Materiais e Estruturas Compósitas

Consultor Sénior, Diretor da área de Materiais e Estruturas Compósitas do INEGI desde 2006, com extensa experiência na gestão e execução de projetos de investigação ao abrigo de programas de financiamento. Coordena uma grande base de parceiros portugueses, bem como um significativo número de colaborações a nível europeu e internacional na área de Compósitos Avançados.

• Doutorado em Ciências de Engenharia pela Universidade de Nottingham (Reino Unido).
António Baptista
António Baptista
Áreas de Especialização: Metodologias de Desenvolvimento de Produto, Avaliação do Desempenho de Sistemas e Sustentabilidade

Consultor Sénior, especialista nas áreas de metodologias de desenvolvimento de produto, sistemas modulares, metodologias lean para a avaliação de sistemas ou processos, avaliação de ecoeficiência e eficiência de recursos, abordagens pró-sustentabilidade e economia circular. É autor e coautor de diversas metodologias inovadoras desenvolvidas no INEGI (MSM – Multi-Layer Stream Mapping, metodologia integrada de avaliação de eficiência e custos com base em Princípios Lean e preparada para conceitos da Industria 4.0; ecoPROSYS – metodologia integrada para avaliação da eco-eficiência de sistemas de produção; Lean Design-for-X – metodologia de avaliação multi-dimensional de desenvolvimento de produto; PLM4all – metodologia de suporte ao ciclo de vida de produtos mecatrónicos em PME; 0-3D Design – metodologia orientada ao Design-for-Manufacturing). Detém experiência na elaboração e gestão de projetos de I&D nacionais e europeus, investigação científica e investigação aplicada.

• Doutorado em Tecnologia de Produção pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Gisela Santos
Gisela Santos
Áreas de Especialização: Logística Empresarial e Gestão da Cadeia de Abastecimento.

Consultora Sénior na área de gestão da cadeia de abastecimento com participação em projetos de gestão de operações, planeamento integrado, reorganização de processos. Experiência como Diretora de Sourcing e Logística em empresa de referência no setor têxtil e como responsável de Qualidade e de projetos de Logística em empresa multinacional dedicada ao fabrico e distribuição de equipamentos para a indústria da construção. Professora Assistente Convidada da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

• MBA/Mestrado em Logística pela Escola de Gestão do Porto
João Paulo Pereira
João Paulo Pereira
Áreas de Especialização: Estratégia de Mercado, de Negócio e de Produto, Ferramentas e Metodologias de Desenvolvimento de Produto.

Consultor Sénior, Diretor da área de Desenvolvimento de Produto do INEGI e especialista nas áreas de estratégia de mercado, negócio e produto. Detém vasta experiência no processo de desenvolvimento de produto e sistemas complexos. Responsável pela investigação na área da aplicação de novas metodologias e ferramentas orientadas para o desenvolvimento sustentável, fabrico aditivo, automação avançada e indústria 4.0. Liderou dezenas projetos com a indústria e parceiros do sistema científico e tecnológico, a nível nacional e internacional.

• Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
• MBA em Gestão de Empresas pela Porto Business School
José Bessa Pacheco
José Bessa Pacheco
Áreas de Especialização: Desenvolvimento de Equipamento Industrial e Eco-Design

Consultor Sénior com mais de 45 anos de experiência nas áreas de projeto, desenho, engenharia e gestão industrial na área de produção de equipamento industrial, e desenvolvimento de projetos de inovação de eco-design em colaboração com a indústria. Autor e coautor de várias patentes. Foi Professor Associado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

• Licenciado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Ana Reis
Ana Reis
Áreas de Especialização: Materiais e Processos de Fabrico Avançados, Simulação de Processo, Caracterização de Chapa Metálica

Consultora Sénior, Diretora da área de Tecnologias Avançadas de Fabrico do INEGI desde 2008, é especialista na simulação de processo e caracterização de chapa metálica. É responsável por vários projetos de investigação em monitorização e controlo de processos avançados de fabrico. Colaborou em inúmeros projetos com a indústria, nomeadamente da área da metalomecânica e equipamento industrial.
Professora Assistente na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, e autora e co-autora de diversos artigos apresentados em congressos internacionais e revistas científicas.

• Doutorada em Engenharia de Materiais pela Universidade de Ghent (Bélgica).
José Oliveira
José Oliveira
Áreas de Especialização: Projeto e Construção Mecânica, Simulação Numérica Estrutural e Simulação de Processos de Conformação Plástica de Chapa

Consultor Sénior na área de projeto mecânico de novos produtos e equipamentos. Experiência na gestão e participação em projetos de I&D, nomeadamente no desenvolvimento de máquinas e ferramentas para conformação plástica e processamento de materiais metálicos.
Experiência nas áreas de resistência de materiais, dimensionamento de órgão de máquinas, seleção de componentes, desenho de construção mecânica, industrialização, especificação de planos de inspeção e testes finais. Especialista em simulação numérica estrutural e simulação de processos de conformação plástica de chapa.

• Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Pedro Mimoso
Pedro Mimoso
Áreas de Especialização: Tecnologias de Produção e Transferência de Tecnologia

Consultor Sénior, Gestor de projetos na área de Tecnologias de Produção e responsável pela transferência de tecnologias de compósitos para empresas, nas várias etapas até à fase de implementação pré-industrial. Experiência na simulação e dimensionamento de estruturas compósitas e na implementação de processos produtivos otimizados.

• Mestre em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto (FEUP).
Ricardo Paiva
Ricardo Paiva
Áreas de Especialização: Sistemas de Controlo, Instrumentação e Monitorização de Processos de Fabrico

Consultor Sénior com mais de 20 anos de experiência em controlo, instrumentação e monitorização de processos de fabrico, em particular na área da fundição. Gestor técnico de projetos da área da Indústria 4.0.

• Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).
Pedro Moreira
Pedro Moreira
Áreas de Especialização: Fadiga e Fratura, Projeto e Construção Mecânica, Materiais e Mecânica Experimental.

Consultor Sénior, Diretor da área de Ótica e Mecânica Experimental do INEGI, especialista em comportamento à fadiga, comportamento de tolerância ao dano e processos avançados de produção. Experiência de coordenação e gestão de projetos de investigação e I&D com a indústria. Detém três patentes e é editor de um livro sobre conexões de estruturas aligeiradas.

• Doutorado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Paulo Tavares
Paulo Tavares
Áreas de Especialização: Ótica e Mecânica Experimental e Estruturas.

Consultor Sénior e Gestor de Projetos. Publica regularmente em revistas científicas internacionais e atas de conferências internacionais. Fundou em 2003 o Capítulo Ibérico da SPIE – Society for Photo-optical and Instrumentation Engineers – e organizou a primeira conferência Ibérica para Investigadores em Óptica em 2004. É membro fundador da Sociedade Portuguesa para a Óptica e Fotónica e detentor de uma patente em Sistemas de Iluminação para avaliação de fendas de fadiga.

• Doutorado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Fale Connosco.
Entre em contacto e esclareça todas as suas questões.