Destaques | Aerodinâmica e Calibração

Calibração acreditada: um fator determinante para os equipamentos de medição

10 - 01 - 2018
Os equipamentos de medição desempenham um papel essencial na busca de rigor e acompanhamento de processos. Fornecem informação diversa sobre grandezas associadas a produtos ou processos, ou sobre as condições em que estes se desenvolvem. Estão envolvidos em processos de fabrico, monitorização de condições ambientais ou no dia-a-dia de muitas pessoas, garantindo informação vital para a tomada de decisão ou para a análise de incidentes.
 
Mas como garantir que o equipamento mantém as características necessárias ao seu desempenho?
 
A gestão dos equipamentos de medição assenta na verificação regular das suas características metrológicas, de forma a garantir que estão em condições de desempenhar o seu trabalho e que a informação que está a ser recolhida é correta.
 
A calibração em laboratório acreditado garante a comparação do equipamento com padrões rastreáveis aos padrões internacionais num ambiente controlado e segundo procedimentos definidos. As capacidades de medição dos laboratórios são apresentadas no site do Instituto Português de Acreditação (IPAC) e constam do seu Anexo Técnico de Acreditação. A equipa do laboratório deve auxiliar os clientes, de modo a garantir que a solicitação apresentada é respondida pelos serviços prestados pelo laboratório.
 
A periodicidade da calibração depende da qualidade do equipamento (robustez, idade), do uso a que são sujeitos (intensidade, frequência, danos ocasionais, condições de uso),  da qualidade (pela medida da incerteza associada), do risco associado (pela medida da deriva ou o impacto de danos) que o utilizador aceita ou mesmo de requisitos legais (associados, por exemplo, à verificação de equipamentos de trabalho).

Clique aqui e conheça os serviços prestados pelo INEGI na área de Aerodinâmica e Calibração, suportados por um laboratório acreditado.