Destaques

INEGI apresenta soluções inovadoras de valorização florestal em evento do projeto BIO-WARE

13 - 07 - 2018
O INEGI participou na 4.ª e última Mesa Redonda realizada ao abrigo do projeto "BIO-WARE - Programa de Sensibilização para a Bieconomia", que visa a promoção da inovação e do empreendedorismo de forma a melhorar a comercialização dos resultados científicos associados à Bioeconomia "Verde” (Agroflorestal) e à Bioeconomia "Branca” (aplicações industriais e ambientais). 

No evento que decorreu nas instalações da Startup Santarém, o INEGI apresentou soluções inovadoras de valorização florestal com especial enfoque nos temas de economia circular, valorização energética de resíduos, recuperação de calor residual, simbiose industrial e desenvolvimento de tecnologias facilitadoras para o desenvolvimento de novos biocombustíveis

O BIO-WARE centra-se no estudo e disseminação de informação sobre a bioeconomia. Compreende ações de sensibilização e informação, que contribuam para a concretização de projetos inovadores de Bioeconomia que possam ser desenvolvidos no seio das fileiras estratégicas da Região.

Na sessão, para além do INEGI, participaram especialistas da Sociedade Portuguesa de Inovação (SPI), Universidade do Minho, NERSANT e Agrocluster.

Da discussão resultou a convicção da pertinência da aposta na valorização energética da Biomassa numa lógica de utilização local.