Destaques

INEGI participa num evento do projeto AGERAR com a presença da conselheira de Médio Ambiente e Ordenação do Território da Xunta de Galicia, Beatriz Mato

23 - 07 - 2018
A Xunta de Galicia, representada pela conselheira de Médio Ambiente e Ordenação do Território Beatriz Mato, esteve presente num evento de apresentação do projeto AGERAR, que tem como objetivos o desenvolvimento e a disseminação de soluções de autoprodução, armazenamento e gestão de energia no contexto de micro redes residenciais e em edifícios de serviços.

Promovido pelo INEGI, em parceria com as Universidades de Sevilha, Évora e Algarve, a Agência de Energia da Andaluzia, a Agência Regional de Energia do Algarve, o Instituto Tecnológico da Galiza e o Instituto Nacional de Técnica Aeroespacial (Huelva), este projeto surge em linha com os desafios que setor energético tem enfrentado nos últimos anos. Grande parte são causados pela dependência de combustíveis fósseis e respetivo impacto ambiental. Assim, tem-se assistido à penetração em massa das energias renováveis, fundamentalmente de forma centralizada, como meio de responder a esse desafio.

A conselheira de Médio Ambiente e Ordenação do Território, Beatriz Mato, defendeu o compromisso da Galiza na promoção das energias renováveis no âmbito de uma aposta firme na sustentabilidade do território e na luta contra o cambio climático.

Iniciativas como um AGERAR, segundo Beatriz Mato, são fundamentais para atingir o objetivo de racionalizar o consumo energético e a pegada carbónica no setor residencial e de serviços e por forma a que a sociedade evolua "numa perspectiva hipocarbónica e reversível face aos efeitos da mudança climática”.