Destaques | Energia, Sustentabilidade e Economia Circular

INEGI promove jornada de capacitação sobre otimização energética de ETARs – Inscrições Abertas

25 - 11 - 2019
O INEGI promove, no próximo dia 27 de novembro, 4ª jornada de capacitação técnica no âmbito do projeto AQUALITRANS. O projeto, que está na reta final, visou a criação de um modelo energético eficiente e sustentável para ETAR (Estações de Tratamento de Águas Residuais) na eurorregião Norte de Portugal-Galiza.

A sessão decorrerá nas instalações da ETAR do Freixo, no Porto, e a participação é livre, mediante inscrição AQUI.

A iniciativa visa a qualificação do capital humano ligado à gestão de estações de tratamento de águas residuais, tendo como objetivo dotar estes profissionais de competências relativas à eficiência das instalações.

O programa da sessão contempla a apresentação e análise dos planos de melhoria energética das ETARs, das experiências-piloto, e de ferramentas web para gestão avançada, nomeadamente, uma ferramenta desenvolvida no âmbito do projeto que permite avaliar, em termos energéticos e operacionais, o estado atual de uma ETAR comparando-a a instalações similares.

A transferência de conhecimento e divulgação dos resultados do projeto figura-se como uma prioridade nesta fase, e em linha com este objetivo, realizaram-se até ao momento três formações dos dois lados da fronteira, estando a promoção da quarta e última sessão a cargo do INEGI.

Ao longo do projeto, "com a colaboração do INEGI, o consórcio elaborou planos de melhoria de eficiência energética para um total de 20 instalações, avaliando igualmente o resultado da aplicação de cada uma delas em projetos piloto”, conta Ana Magalhães, responsável pelo projeto no INEGI. "Com base neste trabalho, estabelecemos quadros de referências para a utilização eficiente dos recursos, passíveis de ser agora aplicados pelos gestores de outras ETAR da região para melhorar a eficiência energética das estações e otimizar os seus consumos”.

Os resultados do projeto materializam-se ainda na publicação do estudo da caracterização energética de 173 ETAR (disponível aqui), e numa plataforma interativa com o mapeamento e descrição da operação de todas as estações na Galiza e Norte de Portugal (clique para aceder).

10:00 Receção aos participantes

10:30 Planos de melhoria energética das ETAR (INEGI)

11:10 Experiência piloto em Portugal (Águas do Porto)

11:50 Coffee Break