Destaques | Energia Eólica

Seminário Wind Europe: INEGI participa em discussão europeia sobre fim de vida das turbinas eólicas

27 - 08 - 2019
O seminário "EoLIS - End-of-Life Issues and Strategies" (em português, Desafios e Estratégias de Fim de Vida), promovido pela associação Wind Europe, vai decorrer no próximo dia 5 de setembro, em Lovaina, na Bélgica, e contará com a apresentação de trabalhos do INEGI.

Além de apoiar na organização deste workshop, o INEGI será responsável pela apresentação de dois posters, um sobre campanhas de monitorização estrutural, nomeadamente no que respeita à medição de cargas em pás e na torre; outro focado na análise avançada de lubrificantes em turbinas eólicas.

Este fórum pretende reunir a comunidade do setor eólico – indústria, investidores, empresas, academia e instituições de investigação – para discutir o eminente fim de vida de uma parte significativa da frota de turbinas eólicas da Europa, e traçar possíveis linhas de ação.

"Com a aproximação do fim da vida útil dos equipamentos, os decisores terão que analisar diferentes cenários, tendo em conta a viabilidade económica dos projetos, o enquadramento regulatório em vigor, o perfil dos investidores e seus objetivos a curto e médio-prazo, entre outros fatores", refere Filipa Magalhães, especialista do INEGI em energia eólica.

Filipa Magalhães integra o comité organizador do seminário, que conta também com Peter Spengemann, Diretor de Repowering da WPD Windmanager Gmb, Uli Schulze Südhoff, Diretor de Desenvolvimento de Negócio da GE Renewable Energy, Jannie Nielsen, professor de Engenharia Civil na Aalborg University, e Massimo Golluscio, engenheiro na Enel. 

O programa completo do evento, que vai contar também com a presença da Pedro Amaral Jorge, Presidente da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN), como orador, pode ser consultado AQUI