Destaques

Sistema de informação pretende impulsionar a digitalização dos certificados de calibração

06 - 12 - 2018
O INEGI participou na CONFMET 2018, a conferência nacional da Sociedade Portuguesa de Metrologia, com uma apresentação intitulada "Calibration 4.0”. A intervenção conduzida por Miguel Marques, responsável técnico do Laboratório de Aerodinâmica e Calibração do INEGI, teve como objetivo apresentar um sistema de informação que propõe transformar a emissão e a utilização dos certificados de calibração num processo digital.

"É preciso manter a competitividade, escapando a comunicações baseadas no papel e na transcrição, é emergente a adaptação à era da Indústria 4.0, que permita a laboratórios e clientes tirar verdadeiro proveito dos avanços tecnológicos”, salienta o responsável técnico do Laboratório de Aerodinâmica e Calibração do INEGI.

O sistema de informação Calibration 4.0, desenvolvido juntamente com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e ponto de partida para a apresentação levada a esta conferência, pretende apostar não só na transformação do formato físico para o digital, mas também no "recurso às tecnologias digitais para mudar o modelo de negócio e fornecer novas oportunidades de valor”. Na prática, o sistema "assenta na comunicação da informação num formato XML ou JSON, legível por máquinas e sistemas informáticos, anexa ao certificado tradicional”, acrescenta Miguel Marques.

Organizada pela Sociedade Portuguesa de Metrologia, RELACRE (Associação Nacional de Laboratórios Acreditados) e pela FCT NOVA (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa), a edição de 2018 desta conferência deu a conhecer o novo Sistema Internacional de Unidades.