Destaques | Energia, Sustentabilidade e Economia Circular

Workshop "Usos e aplicações do Hidrogénio e o seu papel na transição energética” decorre no INEGI

30 - 09 - 2019
O INEGI vai receber, no próximo dia 8 de outubro, com início às 14h00, o workshop "Usos e Aplicações do Hidrogénio e o seu papel na Transição Energética".

A iniciativa insere-se no projeto H2SE, e tem organização da Associação Portuguesa para a Promoção do Hidrogénio (AP2H2), em parceria com o INEGI e com o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP).

O evento será palco da apresentação de parte dos resultados do projeto H2SE, nomeadamente a Plataforma Tecnológica H2SE, desenvolvida pelo INEGI com o apoio do consórcio, e o estudo de viabilidade da utilização do hidrogénio como vetor de armazenamento sazonal de energia elétrica.

O encontro pretende oferecer uma visão global sobre a utilização do hidrogénio enquanto vetor energético, em linha com os objetivos do projeto H2SE que visa a promoção do conhecimento da economia e das tecnologias do hidrogénio e a contribuição para que o tema faça parte da discussão nacional em curso sobre a sustentabilidade energética.

POTENCIAL ENERGÉTICO E ECONOMICO DO H2 AINDA É SUBVALORIZADO

O projeto H2SE nasceu para responder à necessidade de promoção da investigação, inovação e utilização do hidrogénio como fonte alternativa de energia limpa. "O hidrogénio tem um elevado potencial energético e económico, podendo ser aplicado à mobilidade e à indústria. No entanto, é ainda um recurso subvalorizado no sector energético a nível global”, explica Ricardo Barbosa, responsável pelo projeto no INEGI. "Esta iniciativa pretende promover o H2 como uma fonte alternativa de energia limpa que merece ser explorada”.

Neste âmbito nasceu a plataforma H2SE que, entre outras valências, irá conter uma ferramenta de simulação para estudo de viabilidade de integração de sistemas de armazenamento de energia, com base em hidrogénio enquanto vetor de armazenamento energético. "Ao simplificar este processo, esperamos que esta ferramenta contribua para encorajar mais pessoas e empresas a investir no hidrogénio”, diz Ricardo Barbosa.

Além deste trabalho, os especialistas do INEGI tiveram a seu cargo os estudos e avaliações económicas dos sistemas energéticos com integração de hidrogénio, já que os aspetos económicos continuam a exercer uma forte influência na definição da matriz energética.

O projeto H2SE é financiado ao abrigo dos programas FEDER, Compete 2020 e Portugal 2020.

PROGRAMA

14h00 Receção aos participantes

14h10 Início dos trabalhos

Conselho de Administração do INEGI
Campos Rodrigues (AP2H2)
Paulo Brito (I.P.Portalegre)

14h30 Sessão de apresentação de resultados do projeto H2SE

14h30 Apresentação do Projeto e da Plataforma Tecnológica H2SE
Ricardo Barbosa (INEGI)
15h00 Estudo de Armazenamento de Energia Elétrica via
Hidrogénio
Mariana Silva (INEGI) e Paulo Brito (IPP)

15h30 Apresentações Técnico-científicas

15h30 Sistemas Inovadores de Armazenamento de Hidrogénio
Andresa Baptista (ISEP)
15h50 Infraestrutura de H2 - Instalações de abastecimento rápido de H2
Manuel Carvalho (Linde)
16h10 Power-to-gas - Hidrogénio nos ativos de gás natural
Bruno Santos (REN)
16h30 Mesa Redonda: Contributo do Hidrogénio para a flexibilização da rede elétrica, no quadro das estratégias previstas no PNEC 2030 e RNC2050
 
Moderação: Ricardo Barbosa e Zenaida Mourão (INEGI)
    Participação: Peças Lopes (INESC TEC)
       Pedro Ávila (REN)
       Campos Rodrigues (AP2H2)

17h30 Debate e encerramento dos trabalhos

17h45  Sessão de Networking | Porto de Honra